O Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8) iniciou uma campanha para estimular a população a denunciar pessoas que atuam como profissional de Educação Física sem a formação específica e a habilitação legal, além de locais com atividades esportivas que não têm o registro obrigatório na instituição.

A intenção é fazer um alerta sobre os riscos proporcionados pela atividade física sem orientação ou mal orientada, além de conscientizar sobre como a denúncia pode ajudar a combater o exercício ilegal da profissão.

“Ao procurar um local para praticar esportes é necessário verificar se o estabelecimento possui registro no Conselho Regional de Educação Física e se os profissionais de educação física que atuam no local possuem Cédula de Identidade Profissional (CIP). Caso contrário é importante comunicar as irregularidades ao CREF8 para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, explicou o presidente da instituição, Jean Carlo.

O exercício ilegal da profissão e a ausência de profissionais formados e habilitados atuando nas escolas, centros de treinamentos, academias de musculação e ginástica, e outros locais com práticas esportivas, ainda são as principais irregularidades constatadas pelo Conselho durante as ações de orientação e fiscalização. Somente no ano passado, 691 estabelecimentos foram autuados no Amazonas.

Para colaborar com a atuação do CREF8, basta realizar uma denúncia através do e-mail  fiscalizacao@cref8.org.br, do telefone ou presencialmente, reunindo o máximo de informações possíveis. É garantido o sigilo do denunciante.

No Amazonas, o contato pode ser feito através dos telefones (92) 3234-8234 e 3234-8324 ou na sede localizada na Rua Ferreira Pena, 1118, Sala 202, no Centro de Manaus. No Acre, o telefone para contato é (68) 3221-7130 e a seccional fica localizada em Rio Branco, na Via Chico Mendes, S/N, Arena da Floresta, 2º andar, Bairro Areal.

Em Rondônia, o número de telefone é (69) 3229-7082 e a seccional está situada em Porto Velho, na Avenida 7 de Setembro, 2161, sala 11, Galeria Star, Nossa Senhora das Graças. Em Roraima, as denúncias podem ser efetuadas através do (95) 3224-2196 ou na seccional localizada em Boa Vista, na Avenida Getúlio Vargas, 7887/1, São Vicente.