O Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8), que representa os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, promoverá, em setembro, eleições para renovação de dez conselheiros efetivos e quatro conselheiros suplentes. As diretrizes do processo eleitoral foram debatidas durante reunião realizada no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), em Brasília, e contou com a participação do presidente do CREF8, Jean Carlo.

Segundo Jean Carlo, as propostas deliberadas pelos 14 presidentes de Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs) serão encaminhadas, nos dias 6 e 7 de março, para análise no plenário do CONFEF. A partir dos resultados será criado o regimento eleitoral e as datas das próximas eleições.

O CREF8, que atua na maior parte da região Norte, com exceção apenas do estado de Tocantins, é composto atualmente por 20 conselheiros efetivos e oito suplentes. Parte destes representantes será atualizada ainda na primeira quinzena do mês de setembro.

Segundo o regimento das últimas eleições, todos os profissionais com, no mínimo, dois anos de registro no Conselho são elegíveis. Já o direito ao voto é garantido àqueles que são registrados há mais de um ano. Os conselheiros são responsáveis por definir, em reunião plenária, os futuros membros da diretoria.

Sobre as projeções para a atuação do CREF8 em 2015, o presidente Jean Carlo afirmou que a instituição dará continuidade aos trabalhos de fiscalização realizados no ano passado. “Nosso principal foco é a fiscalização. Em 2014, só no Amazonas, fizemos cerca de 600 autuações e oportunizamos a regularização. O que pretendemos fazer agora é o encaminhamento daqueles que continuam irregular e continuar promovendo vistorias em todos os estados que representamos. Também vamos articular a divisão do CREF8 em, pelo menos, mais um conselho, garantindo a ampliação do atendimento e dos serviços”, assegurou.