Neste ano, o Conselho Regional de Educação Física da 8° Região (CREF8) entregou no Amazonas 444 novas Cédulas de Identidade Profissional (CIPs), credenciando profissionais de educação física a atuar regularmente na profissão.

A CIP é um documento fundamental para o exercício legal do profissional de educação física. O número expressivo de novas CIPs é reflexo da intensificação do trabalho que o CREF8 tem realizado.

“Essa atuação se reflete em campanhas e também nas fiscalizações, pois sem o documento (CIP) o profissional não pode atuar. Caso o agente de fiscalização do CREF8 flagre uma pessoa sem a CIP atuando como profissional, mesmo que tenha formação superior na área, esta pessoa será convocada a se regulamentar e o lugar onde não há profissionais credenciados ao CREF8 será multado e autuado”, advertiu o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo da Silva.

Somente neste mês, o CREF8 entregou 23 novas cédulas, numa cerimônia que aconteceu em Manaus. Na ocasião, profissionais e seus familiares conheceram um pouco mais sobre os direitos e deveres da categoria, por meio de palestras, e também da luta para a criação e regulamentação do profissional de educação física. Hoje a profissão está fortalecida e valorizada.

Recém-formado em Educação Física pelo campus de Parintins, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Marcelo de Souza Almeida, 23, foi o juramentista na cerimônia de entrega de CIPs deste mês. Ele se graduou em fevereiro, mas só agora conseguiu se regulamentar ao CREF8.