Processo essencial para a prescrição de treinamento físico e esportivo, a avaliação física, funcional e genética será o tema do curso organizado pelo Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8) para profissionais e acadêmicos do Acre. O evento será realizado no município Cruzeiro do Sul, nos dias 17 e 18 de dezembro, e na capital Rio Branco, nos dias 19 e 20.

O objetivo do curso é atualizar e preparar os participantes que atuam na área fitness, escolar e hospitalar para organizar, avaliar, conduzir e prescrever programas de exercícios físicos em indivíduos. Além disso, alertar sobre a importância do aperfeiçoamento da avaliação para garantir maior controle da saúde e dos resultados do aluno.

As aulas serão ministradas pelo professor da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Fernandes Filho. O profissional é doutor em Educação Física pelo Instituto de Investigação Científica de Cultura Física e Esportes da Rússia e autor de diversos livros na área, entre eles “Obesidade Mórbida: Avaliação e Prescrição”, “Novas Tendências da Avaliação Física” e “Medidas e Avaliação”. Além disso, já realizou conferências em países como Chile, Argentina, Peru, México, Rússia, Croácia e Estados Unidos.

A carga horária da programação é de 24 horas e será dividida em dois dias de workshop. Temas como “Equipamentos básicos para a avaliação física e seus custos”; “Localização e técnica dos pontos antropométricos”; “Avaliação Genética aplicada a prescrição do Treinamento Individualizado”; e “Avaliação cardiorrespiratória – Procedimentos, protocolos e técnicas de segurança na aplicação do teste” compõem o conteúdo.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da Seccional Acre do CREF8, em Rio Branco, e no Instituto Federal do Acre (IFAC), no Campus Cruzeiro do Sul, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. As vagas são limitadas a 100 participantes.

213