Os municípios de Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia, localizados na região do Alto Acre, foram alvos de uma ação de fiscalização e orientação realizada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF8), neste mês. Oito academias e dois profissionais de educação física foram autuados.

A operação realizada na fronteira com a Bolívia teve como objetivo verificar denúncias feitas pela população, além de orientar profissionais de educação física e proprietários de estabelecimentos da área sobre a necessidade de atuar dentro da regularidade.

Dentre as infrações encontradas durante a visita dos agentes do CREF8 às academias dos municípios, as principais foram: equipamentos sem higiene e manutenção; profissionais atuando sem registro na instituição; e estabelecimentos sem responsável técnico.

Em Brasiléia, um homem se que passava por profissional de educação física foi notificado por ministrar aulas de treinamento funcional, zumba e outros exercícios, para várias turmas em uma praça da cidade. Quando abordado pela fiscalização, o falso profissional confirmou que não possuía formação na área e foi conduzido à delegacia para registro de boletim de ocorrência.