Um homem se que passava por profissional de Educação Física foi autuado em flagrante durante uma ação de fiscalização realizada pelo o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8) em parceria com a Delegacia do Consumidor da Polícia Civil (Decon), no Igarapé do 40, no bairro Raiz, Zona Sul de Manaus.

De acordo com os agentes do CREF8, denúncias anônimas indicavam que Leandro Marques Pessoa ministrava aulas de Educação Física sem ter formação acadêmica na área e registro no conselho. No momento da operação, o falso professor estava “orientando” alunos no local.

Quando abordado pela equipe de fiscalização, Leandro alegou estar matriculado no primeiro período do curso de Educação Física. Porém, os acadêmicos da área só podem atuar legalmente mediante contrato de estágio formalizado e sob a supervisão de um profissional graduado e habilitado.

Autuado e notificado por atuar sem habilitação, o suposto estudante recebeu prazo de 48 horas para comparecer a sede do CREF8 e comprovar através de documentação o vínculo acadêmico com a instituição de ensino informada durante a ação. Além disso, foi aberto um processo contra o mesmo por exercício ilegal da profissão, delito enquadrado no artigo 47 do decreto 3688, Lei das Contravenções Penais.

fiscalizacao-2