arte-cref-dia-das-criancasCrianças gostam de correr, brincar, pular e é brincando que elas desenvolvem a coordenação motora e outras habilidades fundamentais para o bom desenvolvimento físico e social do ser humano.

Brincar de pega=pega ou manja, pular amarelinha, jogar bola, nadar e pular são algumas das alternativas para as quais as crianças podem ser direcionadas, de acordo as preferências individuais.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ao menos 60 minutos diários, não necessariamente contínuos, para as crianças.

Além de fazer a criança se mexer e sair do sedentarismo, os exercícios ajudam a emagrecer. Isso reflete no colesterol, risco de diabetes, risco cardiovascular, risco de câncer e também melhora o humor, concentração e estado de alerta.

Os pais devem dar o bom exemplo sempre, desde cedo! Estudos mostram que 90% dos filhos de pais ativos também são ativos. Até os 14 anos é recomendado que a criança faça diversas modalidades esportivas para desenvolver o repertório motor.