O processo de implantação do Conselho Regional de Educação Física composto pelos estados do Pará e Amapá está próximo de ser concluído. Nesta sexta-feira (18) e sábado (19), será realizada, em Belém, a cerimônia de posse dos membros do conselho, a reunião plenária para aprovação do estatuto e eleição da diretoria da instituição.

Os primeiros 28 membros foram nomeados pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), conforme a resolução CONFEF nº 289, publicada, nesta semana, no Diário Oficial da União, junto à resolução nº 288 que deliberou a instalação oficial do CREF18/PA-AP.

Serão empossados os membros efetivos Lúcio Antônio, Eder do Vale, Alberto Carlos, Sandra Maria, Walmina Araújo, Dênison Alexandre, Cristiano Gomes, Aldir Dantas, Fernando Pereira, Mariela de Santana, Leila Otávia, Jorge Ribeiro, Cosmo Rodrigues, Silomax Meireles, Deyla Oliveira, Ana Paula Gomes, Telma Suely, Roberto Mendes Ramalho, Biratan dos Santos e Aldiza da Silva.

Além dos membros suplentes Clidenor dos Santos, Deivison de Oliveira, Jeferson Barral, Tomaz de Aquino, Mauro Allan, Jorge Silva, Fábio José da Silva, Altamiro Raimundo da Silva.

Na cerimônia, estarão presentes o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber; o 2º vice-presidente do CONFEF, Marino Tessari; além da diretoria do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8).

De acordo com o presidente do CREF8, Jean Carlo, a reunião é um grande passo rumo a oficialização do novo Conselho Regional. “No dia seguinte a posse e a definição dos membros da diretoria, os conselheiros terão a responsabilidade de aprovar o estatuto. A partir daí, restarão apenas questões administrativas a serem concluídas”, afirmou.

Anteriormente, os estados do Pará e Amapá integravam o CREF8, juntamente com Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. A proposta de desmembramento foi aprovada, em julho, pela plenária do CONFEF, em São Paulo.

O CREF18 terá sede na cidade de Belém e atenderá mais de cinco mil Profissionais de Educação Física registrados. De acordo com Jean Carlo, a medida pretende fortalecer o trabalho de orientação, fiscalização e valorização profissional, pautados na missão de garantir o direito da sociedade em ser atendida por profissionais de educação física.

“A criação do Conselho Regional de Educação Física da 18ª Região é uma conquista a ser celebrada por todos os profissionais da Região Norte, pois representa o avanço do Sistema CONFEF/CREFs, através de uma atuação mais específica em cada estado”, concluiu o presidente.