Comemorado na última terça-feira (1º), o Dia do Profissional de Educação Física foi marcado pela entrega de 59 Cédulas de Identidade Profissional (CIP) pelo Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8), em Manaus. A cerimônia, que habilitou novos profissionais para atuar na Região Norte, também promoveu uma homenagem à categoria reforçando a importância dos serviços prestados a população.

Estiveram presentes na ocasião o governador em exercício, Josué Neto; o secretário municipal de Esportes, Sildomar Abtibol;  a deputada estadual Alessandra Campelo; e o Conselheiro Federal Tharcísio Anchieta.

Além de lideranças que também são Profissionais de Educação Física, como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório (CREF 001397-G/AM); o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Antônio Ditzel (CREF 000318-G/AM); e o secretário-executivo da SEJEL, Ricardo Marrocos (CREF 000322-G/AM).

 De acordo com o presidente do CREF8, Jean Carlo, a entrega das cédulas na data comemorativa também simboliza a importância da regulamentação da profissão.

“A Cédula de Identidade Profissional é o documento que nos identifica e nos habilita a atuar. Mensalmente realizamos a cerimônia de entrega, mas neste mês, em especial, antecipamos o evento para fazer essa homenagem aos profissionais pela passagem do nosso dia, celebrando os 17 anos de regulamentação da atividade por parte do Governo Federal”, afirmou.

Além da atuação tradicional nas escolas, academias, clubes e outros estabelecimentos, a Educação Física vem se consolidando na área da saúde, estando presente em hospitais, centros de convivência, clínicas e unidades de atenção primária.

“Escolhi essa profissão por diversos motivos, entre eles, a vontade de promover a saúde, educação e inclusão social, fomentando a consciência da população quanto à importância da aquisição de hábitos saudáveis e transmitindo valores positivos”, enfatizou o profissional Jeferson Caldas, que recebeu sua cédula no evento.

Após a solenidade, um jantar foi oferecido aos novos profissionais habilitados e seus familiares, além das autoridades e lideranças do esporte que estavam presentes. Aproximadamente 200 pessoas compareceram ao evento.