O Conselho Regional de Educação Física da 8° Região (CREF8), com sede no Amazonas e que abrange seis estados da região norte, será desmembrado, ainda este ano, segundo decisão aprovada pela plenária do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), na semana passada, em São Paulo.

        A medida pretende fortalecer ainda mais o trabalho de orientação, fiscalização e valorização do profissional de educação física através do desmembramento do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8), que tem sede no Amazonas e atualmente responde, além do Pará e Amapá, os estados Acre, Rondônia e Roraima.

De acordo com o presidente do CREF8, Jean Carlo, uma análise financeira e política, com base nos resultados obtidos nos estados do Pará e Amapá, foi apresentada para embasar a capacidade de autossustentação do novo conselho.

“Uma das exigências do CONFEF para a criação de novos conselhos é que as instituições possam se sustentar com recursos próprios, provenientes da arrecadação de anuidade. Graças a um trabalho conjunto as seccionais alcançaram um resultado bastante expressivo que permitiu a medida e o desmembramento”, afirmou Jean.

Com a aprovação do Conselho Federal de Educação Física, o CREF8 passará a representar os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. Ainda segundo o presidente, a divisão ajuda a minimizar as dificuldades enfrentadas em razão da grande extensão territorial da região Norte.

“A partir do desmembramento, acreditamos que as ações de fiscalização serão mais efetivas e constantes, que haverá mais recursos financeiros e, consequentemente, mais valorização profissional e segurança para a população”, enfatizou.

O próximo passo a ser tomado pela presidência do CREF8 é a indicação dos 28 membros que vão compor o primeiro grupo de conselheiros do CREF/PA-AP para exercer mandato de três anos. Em assembléia, os conselheiros terão a responsabilidade de nomear o presidente; dois vice-presidentes; tesoureiro e segundo-tesoureiro; secretário e segundo-secretário; além de eleger presidentes de comissões; elaborar o estatuto do conselho; entre outras atividades.

“Além do CREF/PA-AP, também foi aprovada a criação de dois novos CREFs no Nordeste e um no Centro-Oeste. Estamos aguardamos a resolução de criação que será apresentada no mês de agosto, na próxima plenária do CONFEF, mas já consideramos não só uma grande vitória para os profissionais de educação física da nossa região, mas o fortalecimento do sistema e ampliação da garantia da sociedade em ser atendida por profissionais de educação física”, concluiu Jean.