Em reunião realizada na última semana em São Paulo (SP), o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8-AM/AC/RO/RR) iniciou as tratativas com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) visando a elaboração de um termo de cooperação técnica para a oferta de capacitação à Profissionais de Educação Física.
A ideia é que os profissionais possam usufruir gratuitamente de capacitações e treinamentos na área dos esportes paralímpicos. A proposta foi apresentada para o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento, e para o coordenador do Programa de Educação Paralímpica, David Farias Costa.
“Estamos felizes em poder formalizar essa iniciativa que propõe a capacitação gratuita para os Profissionais de Educação Física do CREF8, ao mesmo tempo que podemos fortalecer e incentivar a prática do paradesporto olímpico”, destaca o presidente do CREF8, Johnson Furtado.
Apoio ao paradesporto
O CREF8 possui um retrospecto positivo de ações que envolvem o paradesporto. Em 2022, firmou parceria inédita com a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) e realizou em Manaus (AM) os cursos ‘Desafios do Voleibol Sentado’ e “Evolução do Paravôlei no Brasil’, além de apoiar a semana de treinamento das seleções feminina e masculina da modalidade. Em 2023, a regional ainda promoveu a capacitação ‘Educação Física Adaptada’, com a professora Rosicler Ravache, referência no país.
Para este ano, além da parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o CREF8 pretende continuar incentivando o aprimoramento técnico do Profissional de Educação Física na área, através da oferta de capacitações que envolvam a atividade física adaptada e o paradesporto.
Deixar um comentário