Depois de muitos anos de lutas pela regulamentação profissional encabeçadas principalmente pelas Associações de Professores de Educação Física, em 1998 finalmente atingiu-se o objetivo.  Foi criado pela Lei 9.696 de 1° de setembro de 1998 o sistema CONFEF ∕ CREFs (Conselhos Federal e Regionais de Educação Física). O CREF8 integrante desse sistema, é uma instituição de direito público, com sede e foro na cidade de Manaus, destinada a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

No momento da criação do CONFEF coube ao CREF5 responsabilizar-se por todos os estados das regiões norte e nordeste do Brasil. Já no ano 2000 graças ao enorme empenho de vários profissionais, os mobilizadores, foi possível a criação do CREF8.

Entre os mobilizadores destacaram-se nominalmente no Acre: Afrânio Moura Lima, Alex Lopes Dantas, João Petrolitano Gonçalves de Assis, Lucicléia Barreto Queiroz, Maria do Socorro Craveiro Lopes, Maria Ivone Carneiro da Costa, Norma Sueli Tinoco Lima e Rejane Marcelina Ribeiro, no Amapá: Alexandre Gomes Galindo, Antonio Cesar Leite Lobato, Elias Oliveira Costa e João Carlos Banha Picanço, no Amazonas: Alberto dos Santo Puga Barbosa, Almir Liberato da Silva, Célia Miriam Pereira de Siqueira, Maria Fernanda Lima de Souza, Oceania Rodrigues Dutra, Otávio Augusto Anibal Cattani Fanali e Paulo Rabelo da Silva, no Pará: Alba Lúcia Feio Pereira Leão, Ana Glória de Nascimento Vasconcelos, Antonio Nazareno da Costa Souza, Antonio Teixeira Neto, Cilani Nazaré Monteiro dos Santos, Cley Costa Lemos, Elizabeth Oliveira Evaristo, Georgete Borges Conconne Gomes, Maria da Conceição da Costa Felgueiras, Maria do Socorro de Campos Monteiro, Marco José Mendonça de Souza, Rosana Batista da Silva, Sandra Maria de Souza Malcher, Telma Suely dos Santos Vilhena, Vera Lúcia de Borborema Espírito Santo e Waldemar Emílio Almeida Valente, em Rondônia: Célio José Borges, Eurly Kang Tourinho, João Bernardino de Oliveira Neto, José Roberto de Maio Godói, Mário Roberto Venere e Ricardo Faria S. Canto, e finalmente em Roraima: Adail Maduro Filho, Américo Corrêa de Amorim, Arnóbio Gustavo Queiroz de Magalhães, Carlos Alberto dos Santos Vieira, Celeste Ines de Albuquerque Gomes, Cesar Augusto Gomes Barros, Emanuel Alves de Moura, Hélvio Tupinambá de Souza Cruz, Jacira Maria da Costa Silva, José Freitas de Lima Júnior, José Ricardo Bortolon, Lindalva dos Santos Nunes, Moacir Augusto de Souza, Nilson da Silva Alves, Sebastião Corrêa Filho e Valdelia Félix de Jesus.

Em setembro de 2015, após nova mobilização e trabalho árduo, o Presidente Jean Carlo Azevedo da Silva apresentou a proposta e conseguiu aprovar no Plenário do CONFEF a instalação de um novo CREF, desmembrando o CREF8, e então nasce a segunda regional do norte do país, o CREF18/PA-AP. Passando a área de abrangência do CREF8 os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.