Começa nesta segunda-feira, dia 24, o cadastramento de profissionais de educação física que desejam ter acesso ao Auxílio Estadual ao Esporte, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR). O formulário está disponível no site do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR (www.cref8.org.br/auxilio).

O auxílio tem o objetivo de dar assistência aos trabalhadores da área, reduzindo impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19. O valor do benefício será de R$ 600, divididos em três parcelas.

Podem requerer o benefício profissionais domiciliados no Amazonas sem trabalho formal ativo, registrados no CREF8, que não tenham sido contemplados por outro auxílio emergencial. Além disso, é necessário ter atuado na área nos 24 meses anteriores à vigência da Lei N.º 5.444, de 27 de abril de 2021, que cria o auxílio.

O profissional também deve ter renda mensal per capita de até ½ salário-mínimo ou renda familiar mensal total de até 3 salários-mínimos, além de não receber benefício previdenciário, seguro desemprego ou ser beneficiário de outro programa de distribuição de renda, com exceção do Bolsa Família. A comprovação será por meio de documentos hábeis e autodeclaração.

“Ficamos felizes com a sensibilidade do Governo do Amazonas, visto que a nossa categoria foi muito prejudicada durante os períodos mais graves da pandemia do novo coronavírus, com o fechamento de academias e similares. Esse benefício poderá ajudar até 2,5 mil profissionais de educação física que foram diretamente afetados”, destaca o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo da Silva.