Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, representantes do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR, Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil) e Associação dos Profissionais de Educação Física do Estado do Amazonas (APEFAM) participaram de uma reunião com o Governo do Amazonas, com o objetivo de apresentar uma proposta para a reabertura de academias e similares no Estado.

De acordo com o Governo do Amazonas, a capital amazonense está na fase vermelha do Plano de Reabertura Gradual do Comércio e Serviços, enquanto os 61 municípios do interior encontram-se na fase roxa, que corresponde à classificação máxima de risco para transmissão da Covid-19. Desta forma, a reabertura dos estabelecimentos do setor necessita ser feita de maneira controlada.

Durante a reunião, foi sinalizada por parte do Governo do Amazonas a possibilidade de reabertura de estabelecimentos do setor no dia 01 de março, caso haja queda nos números de casos, internações e mortes relacionadas ao novo coronavírus.

A comitiva formada por representantes do Conselho e associações sugeriu que fosse incluído já no decreto que entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 22, a liberação para atendimento individualizado em domicílio e o funcionamento de academias de condomínios. A proposta foi levada para análise do comitê que está à frente da reabertura do comércio e serviços no estado.

Entendemos que a situação atual é delicada e requer esforço coletivo para conter o seu agravamento, mas sabemos que os Profissionais de Educação Física e os espaços para a prática de atividade física são essenciais e precisam funcionar para promover saúde e bem-estar à sociedade.

Assinam esta nota:

Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR

Associação Brasileira de Academias

Associação dos Profissionais de Educação Física do Estado do Amazonas