O Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR) orienta que academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares do Amazonas sigam as recomendações do Governo do Estado, a respeito da suspensão das atividades pelo prazo inicial de 15 dias, em razão da pandemia do novo coronavírus.

A medida foi publicada quinta-feira (19), através do decreto N.º 42.087, a fim de evitar a disseminação do COVID-19. Para o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo da Silva, a iniciativa é necessária devido ao momento delicado enfrentado pelo país.

“Parabenizamos a atitude do Governo em priorizar a preservação da saúde e do bem-estar da população. Pedimos a compreensão dos alunos, gestores de academias e similares para se adaptarem nesse período crítico em que a saúde da população se vê ameaçada”, pontua.

A gerente administrativa da rede de academias New Fit em Manaus, Alessandra Fernandes, ressalta que todos os clientes não serão cobrados durante a suspensão das atividades. “Todas as academias da rede tomaram a mesma atitude de dar um bônus aos alunos, independente de terem solicitado o trancamento de matrícula ou não. Os dias serão repostos enquanto os estabelecimentos permanecerem fechados. Nenhum aluno será prejudicado”, afirma.

Segundo o proprietário da Academia Cagin, Taner Verçosa, o empreendimento está realizando aulas online para os clientes manterem as atividades em casa durante a quarentena. “Estamos cientes de que temos que cumprir nossa obrigação. É uma situação difícil, mas precisamos colaborar para prevenir o contágio. Como forma de contribuir para o momento, estamos disponibilizando aulas através das nossas redes sociais, para que as pessoas possam se exercitar sem sair de casa”, ressalta.