Com o objetivo de debater os desafios e as perspectivas da Educação Física na área da saúde, o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR promoveu no dia 22 de setembro a primeira edição do Simpósio de Atividade Física e Saúde. O evento foi transmitido pelo YouTube e está disponível no link: abre.ai/simposio_cref8.

O Simpósio teve a participação do presidente da Comissão de Atividade Física e Saúde do CONFEF, Marino Tessari [CREF 000007-G/SC], do Doutor em Saúde Coletiva, Paulo Sérgio da Silva [CREF 011846-G/SC], da presidente do Conselho Estadual de Esportes de Santa Catarina, Michele de Souza [CREF 003064-G/SC] e do professor Jonas Coriolano [CREF 000327-G/PE].

“Após o reconhecimento de que o Profissional de Educação Física possui formação para intervir em todos os níveis de atenção à saúde, consideramos importante promover um evento para sanar as dúvidas e apresentar esse cenário ainda pouco explorado, mas muito relevante da Educação Física”, disse o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo da Silva.

Para Michele de Souza, o Profissional de Educação Física deve começar a se habituar à nova realidade na área da saúde. “Quem entra para atuar na área da saúde não quer mais sair, pois é um ramo de muito aprendizado. É um leque muito grande de atuação e com muito conteúdo para ser estudado e aprofundado”, pontuou.

Segundo o professor Paulo Sérgio, os Profissionais de Educação Física estão em um momento de reconhecimento perante a sociedade e cabe a eles assumirem o papel de protagonismo e demonstrar o quanto é importante uma orientação de qualidade para a sociedade.

“A pandemia chancelou com a Portaria 639, que dispõe sobre a capacitação e cadastramento de profissionais de saúde para atuar nos serviços ambulatoriais e hospitalares de enfrentamento da Covid-19, que estamos no time da saúde pública e, deixará isso ainda mais claro quando as atividades voltarem ao normal”, ressaltou.