Após receber diversas denúncias sobre a atuação ilegal do sr. Hatus Moraes Silveira, o CREF8 efetuou protocolo de Notícia Crime ao Ministério Público do Estado do Amazonas, no dia 2 de outubro de 2020.

O denunciado em questão é acusado de dar calote em clientes após venda de plano de emagrecimento e aparece em vídeos afirmando ser “coach bodybuilding” e “educador físico”. Um portal de notícias de Manaus (AM) publicou uma matéria sobre o fato que pode ser conferida neste link.

Após tomar conhecimento dos fatos, o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – CREF8/AM-AC-RO-RR esclareceu em nota que o senhor Hatus Moraes Silveira não possui formação em Educação Física e registro profissional, portanto, não pode atuar e nem ser reconhecido como personal trainer.

Também afirmou que tal prática configura exercício ilegal da profissão, que segundo o artigo 47 da Lei das Contravenções Penais prevê prisão de até 3 meses para quem “exercer profissão ou atividade econômica remunerada ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado seu exercício”.