O Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR) promoverá, entre os dias 26 de agosto e 02 de setembro, uma programação especial em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no dia 1º de setembro. Palestras e cursos gratuitos com referências nacionais da área, além de uma ação de orientação e promoção da saúde, serão realizados nos estados do Acre, Amazonas e Roraima.

Segundo o presidente do CREF8, Johnson Furtado, a programação é uma forma de parabenizar os Profissionais de Educação Física pela data e celebrar seu papel essencial na sociedade. “Objetivamos proporcionar oportunidades de qualificação e troca de conhecimentos com profissionais renomados, através da abordagem de temas atuais e relevantes da área em palestras e cursos gratuitos. Além disso, queremos evidenciar o papel primordial do Profissional de Educação Física na formação de uma sociedade saudável por meio de uma ação de conscientização da população, com diversos serviços de saúde”, afirma.

As inscrições para participar estão abertas no site: www.sympla.com.br/cref8. Confira os detalhes dos eventos em cada estado:

Amazonas

No dia 26 de agosto, o mestre em motricidade humana e diretor técnico da rede de academias BodyTech, Eduardo Netto, desembarca em Manaus para ministrar a palestra “Tendências do Mercado Fitness”. O evento ocorrerá a partir das 19h, no Teatro La Salle, localizado na Av. Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, e terá transmissão ao vivo no canal do Conselho no YouTube: www.youtube.com/cref8oficial.

“Nos últimos anos, o segmento fitness passou por diversas mudanças. Além disso, a pandemia da Covid-19 gerou a necessidade de adaptação e impactou profundamente a forma como as pessoas enxergam a atividade física. Pensando nisso, quero apresentar para profissionais e acadêmicos da área minhas projeções e o que o profissional moderno precisa saber para ter sucesso na carreira”, destaca Netto.

Ainda na capital amazonense, o CREF8 realizará, em parceria com a Faculdade La Salle, uma ação de orientação e promoção da saúde na Orla da Praia da Ponta Negra, no dia 31 de agosto, a partir das 18h30. A atividade envolverá a distribuição de panfletos informativos para a população, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Acre

No Acre, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, o mestre e doutor em Educação Física, José Fernandes, ministrará dois cursos e uma palestra com o tema “Evidências científicas na Avaliação Física, Funcional e Genética aplicadas ao Fitness, Escola, Treinamento Individualizado e Saúde”. Os participantes terão contato com todo o trabalho de avaliação física, funcional e genética, e aprenderão como organizar, avaliar, conduzir e prescrever programas de exercícios físicos em indivíduos.

Com carga horária de 10 horas, o curso será realizado no Centro Estadual de Educação Permanente – CEDUP, em Cruzeiro do Sul, de 29 a 31 de agosto, das 18h30 às 21h, e na Faculdade Estácio UNIMETA, em Rio Branco, nos dias 1 e 2 de setembro, das 18h às 22h. Já a palestra, que tem carga horária de 6 horas, ocorrerá no dia 2 de setembro, das 7h às 12h, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC), na capital acreana.

Roraima

Em Roraima, o CREF8 promoverá uma rodada de palestras, no dia 1º de setembro, das 18h às 22h, no Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RR, localizado na Av. Cap. Júlio Bezerra, 363, no Centro de Boa Vista. A programação terá transmissão ao vivo no canal do CREF8 no YouTube.

O especialista em neurociência e mudanças comportamentais, Tonny Coutrin, abrirá o evento com a palestra “Impulsos Emocionais: Um olhar sistêmico sobre as emoções”. Na sequência, o farmacêutico bioquímico clínico, Marcos Cardoso, abordará o tema “Nutracêuticos no auxílio à performance física e atlética”. Encerrando a programação, o médico nutrólogo Leandro Duarte palestrará sobre Hormonização no Esporte.