Duas pessoas foram flagradas, na terça-feira, dia 23 de maio, exercendo de forma irregular a função de profissional de educação física em duas academias em Rio Branco. A situação foi identificada durante ação de orientação e fiscalização da seccional Acre do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8).

Segundo os agentes de fiscalização e orientação, na hora da abordagem, os falsos profissionais, que estavam prestando serviço de personal trainer nos estabelecimentos, não possuíam a Carteira de Identidade Profissional (CIP).

“Recebemos fotos e vídeos que ilustram essas pessoas atuando ilegalmente na profissão. Agora eles serão autuados, e devem responder pela prática irregular, prevista no Artigo 47 da Lei de Contravenções Penais, que estipula uma prisão simples de 15 dias a três meses ou multa”, destacou Francisco Castro, presidente da seccional Acre do CREF8.

Ainda segundo o presidente, as ações de orientação e fiscalização continuarão durante o ano todo. “Estamos vigilantes e iremos agir diuturnamente para coibir esse tipo de prática. A missão do conselho é defender a sociedade no seu direito de ser atendida por profissionais de educação física graduados e habilitados, além de ambientes que atendam as normas de saúde e segurança”, finalizou.

Para sugerir ações e realizar denúncias ao CREF8, basta encaminhar o máximo de informações através dos e-mails: [email protected] e fiscalizaçã[email protected] ou do telefone (68) 3221- 7130. É garantido o sigilo do denunciante.